Junta de Freguesia do Capelo Junta de Freguesia do Capelo

Trilho dos Capelinhos

Este percurso tem início no Cabeço Verde, um dos cones vulcânicos da Península do Capelo, na zona oeste do Faial.

Comece por circundar este Cabeço, com vista para a Praia do Norte, Cabeço do Fogo, Morro de Castelo Branco e restantes cones vulcânicos presentes na Península do Capelo, alinhados com uma orientação aproximada Oeste – Este.

Posteriormente, desça à direita no caminho por 750m. Junto às placas informativas, siga à direita até à Furna Ruim, algar lávico com 55m de profundidade.

Prossiga no atalho por entre alguns exemplares da Floresta da Laurissilva, como louro (Laurus azorica), azevinho (Ilex perado subsp. azorica), uva da serra (Vaccinum cylindraceum) e urze (Erica azorica), contornando o Algar do Caldeirão até atingir o caminho de bagacina. Atravesse o caminho e suba a escadaria em direção ao Cabeço do Canto, do qual irá avistar a paisagem do Vulcão dos Capelinhos.

Contorne este Cabeço na sua totalidade e volte pelo mesmo caminho, seguindo as marcações, até alcançar novamente o Cabeço Verde.